sexta-feira, junho 15, 2007

SÚPLICA DA ÁRVORE




Tu, que passas e levantas contra mim o teu braço, antes de fazer-me o mal, olha-me bem.
Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de inverno.
Eu sou a sombra amiga que te protege contra o sol de dezembro.
Meus frutos saciam tua fome e acalmam tua sede.
Eu sou a viga que suporta o teto de tua casa, e a cama em que descansas.
Sou o cabo das tuas ferramentas, a porta de tua casa.
Quando nasces, tenho a madeira para o teu berço, quando morres, em forma de ataúde ainda te acompanho ao seio da terra.
Sou ramo de bondade e flor de beleza.
Se me amas como mereço, defende-me contra os insensatos.

(Texto fundido em bronze encontrado sobre o portal do Pavilhão Iugoslavo na Exposição Internacional de Paris, em 1937. Desconhecem-se os nomes do autor e do tradutor.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Lindo texto. emociona até...
parabéns

Anônimo disse...

E AE CARA, TUDO TRANQÜILO? ESTE TEXTO " SÚPLICA DE UMA ÁRVORE " TEM AUTOR SIM. NA VERDADE UMA "AUTORA". FOI ESCRITO PELA MINHA VÓ NA ÉPOCA EM QUE ELA ESTAVA NA ESCOLA AINDA.. (EU NÃO SEI DATA PRECISA, MAS ELA AINDA ESTÁ VIVA). FOI DURANTE UM CONCURSO PARA ESCOLHER O MELHOR POEMA PARA A SEMANA DA ÁRVORE. ELA GANHOU ESTE CONCURSO E O POEMA SE ESPALHOU PELO MUNDO COMO AUTOR DESCONHECIDO (NAQUELA ÉPOCA MEUS BISAVÓS, SEUS PAIS, NÃO DAVAM IMPORTÂNCIA AO FATO.) ESTOU PROCURANDO UMA FORMA DE COLOCAR O NOME DELA COMO AUTORA, TENDO EM VISTA QUE ELA AINDA GUARDA A ESCRITA ORIGINAL.
QUALQUER DÚVIDA: T.AGLIARDI@GMAIL.COM
FRECAZOIDE@HOTMAIL.COM

VALEU!

Vera Scherer disse...

Ufa. Ainda bem que não tem tanto post assim. Encontrei este texto maravilhoso.
Valeu mano.
Se permitires vou linkar teu blog.

Abração