segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Droga que diminui os efeitos da Síndrome de Down.

Pesquisadores dos Estados Unidos, descobriram uma droga que pode amenizar as dificuldades de aprendizado de pessoas com a síndrome de Down.
A droga pentylenetetrazole(PTZ) melhora a capacidade de aprendizado e a memória, ela foi testada em ratos com a síndrome, sendo administrada uma vez por dia, por um curto período. Resta saber se em seres humanos isso vai dar certo.
Essa droga foi desenvolvida há 50 anos, para reestabelecer as atividades cerebrais de idosos, mas sua produção foi suspensa pois causava ataques epilépticos.
O estudo foi realizado pelo Centro de Pesquisa da Síndrome de Down da Escola de Medicina da Universaidade de Stanford e publicado na revista Nature Neuroscience.
"Tantas outras drogas foram testadas sem nenhum efeito. Nossas descobertas abrem uma nova avenida para o tratamento da disfunção cognitiva em indivíduos com a síndrome de Down", disse Craig Garner, co-autor da pesquisa, ao jornal britânico The Daily Telegraph.
O estudo descobriu que, quando aplicada em ratos com Down, a droga PTZ melhora a capacidade de identificar objetos e realizar tarefas que simulam as dificuldades enfrentadas por crianças e adultos com a síndrome.
Os efeitos forma observados após 17 dias de tratamento.
Os cientistas acreditam que a droga bloqueia a ação de um mensageiro químico chamado "GABA", que prejudica a atividade cerebral. Acredita-se que os pacientes com Down sofram de um excesso de atividade dessa substância.
A droga passará por testes clínicos para determinar se apresenta o mesmo efeito em seres humanos.

mais notícias no site da bbc www.bbcbrasil.com

Nenhum comentário: