sábado, janeiro 27, 2007

De olhos bem fechados!

Ontem o globo repórter denunciou o que estão fazendo com a floresta da caatinga, que só nós brasileiros temos.
" Uma estrada vai cortando a mata em linha reta por mais de 60 quilômetros. Em 20 minutos sobrevoando a Serra Vermelha é encontrada uma área desmatada do tamanho de uma pista de pouso de aviões. De repente, fumaça – sinal de fogo! A floresta está sendo queimada.

Uma fileira de 300 fornos em plena atividade na terra encharcada pela chuva. E, mais adiante, montes de madeira que vão virar carvão. Os caminhões saem carregados. Diante de tantas evidências, resolvemos apurar a origem do desmatamento. E foi assim que descobrimos o que estão fazendo com a floresta virgem da Serra Vermelha." [site do globo reporter http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-16269-1-263749,00.html]

E o pior foi saber que esse projeto está autorizado pelo IBAMA, não sei como o IBAMA autorizou tal coisa. Responsáveis do IBAMA pela queimada estavam divididos, uns diziam serem contra e outros, nem sabiam explicar o porque daquilo.. Mas uma resposta foi dada, isso foi feito, pois daqui a alguns anos a floresta irá se "recuperar" [como eu não sei], o globo repórter mostrou que o que foi queimados a alguns anos ainda não voltou " a tona".

"O corte da motosserra não é a morte da árvore neste projeto? Isto não é desmatamento? Quem responde é o engenheiro florestal do projeto, Eliseu Corsato: “Mas não é desmatamento. Isso é plano de manejo florestal sustentável. Você é que está pensando em desmatamento de correntão. Não é”, assegura.
A diferença é que não é de correntão, é de motosserra...

“Você não está arrancando toco", explica o engenheiro.

O engenheiro ficou de mostrar os tocos, mas a equipe explorou os arredores e foi para o meio da floresta e não encontrou tocos florando.

"Isso aqui tem três meses de corte", alega o engenheiro Corsato.

Outro engenheiro florestal do projeto, Geraldo Leal Jr, leva nossa equipe a uma outra parte da floresta que está renascendo.

"Vocês pOodem observar que (o toco) está acima de dois metros", mostra Geraldo Leal Jr.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis [IBAMA], que era para protejer nossas riquezas, nossos recursos, está liberando-as para os "mal feitores" acabarem...

Temos que "cortar o mal pela raíz" e esse mal não são nossas florestas...

2 comentários:

Bruno Oliveira disse...

Moro no Piauí, Estado onde se localiza os parques ambientais da ‘Serra das Confusões’ e da “Capivara’, mostrados ontem no Globo Repórter. Ao vê tudo aquilo fui tomado por um misto de emoções: Raiva, tristeza, desesperança. Ao vê milhões de hectares serem desmatados para o plantio de soja e produção de carvão me deixou de coração partido. Minha vontade era de espancar aqueles técnicos do IBAMA, que nem sabiam o que estavam falando. Fiquei muito triste vendo tudo isso acontecer naquele paraíso. E o paraíso fica no meu estado.

Muito consciente da sua parte fazer um post sobre tudo isso.

Wiliam Domingos disse...

Melhor texto de todos que já li aqui no seu blog...
é realmente uma vergonha o q fazem com a natureza!!!
abraçooo
http://eco-social.blogspot.com/
http://eco-social.blogspot.com/
http://eco-social.blogspot.com/