quinta-feira, março 22, 2007

Água nossa de todo dia...?


Hoje é o dia internacional da água. Para quem acha que a água que estou falando é qualquer tipo de água, está enganado. Hoje é o dia internacional da água doce, que em 2003, a ONU declarou essa data de, 22 de março, como o dia internacional da água doce, isso aconteceu devida à importância da água doce em nossas vidas. Pois ela é um bem que mais tarde será mais escarso que hoje. E é dela que necessitamos para nossas vidas, pois para quem não sabe o ser humano tem 70% do líqüido em seu corpo de água... Somos quase que feitos de água.
O Brasil, é o país que possui em seu território, o maior número de água doce do mundo. Mas toda essa água, tem um fim. E hoje vemos como está sendo seu fim, lento, sujo, fedido, e cada vez mais diminuindo de tamanho..
Grandes rios, enormes problemas. O São Francisco pode não ser um rio tão grande, e nem tão potente assim, mas que ele tem muitos problemas, ah isso ele tem. A transposição do rio, para uns siginifica a morte do rio, pois ele é um rio fraco, que tem barragens para que seus leitos não morram. Se houver essa tranposição o rio provavelmente irá morrer.. Para outros, essa tranposição é uma coisa formidável, pois irá alimentar, suas plantações e as pessoas que sofrem com a seca.
Temos muitos outo rios, que hoje pedem socorro, e cortam cidades importantes. Como o rio Tietê em são paulo, que já foi palco de competições de natação antigamente, como também outros rios foram. O Tietê tem sua nascente limpa, e potável, mas ao passar pelos centros, esse rio recebe todos os dejetos, deixados pelas populações. Um caso parecido com o do rio Tietê é do rio Capibaribe em recife, que não sofre tanto quanto o rio Tietê, mas tem eu seu curso dejetos do homem. Isso além de prejudicar as águas, prejudica os animais, as plantas, e a nós. A Baía de guanabara, também já sofreu muito com essa sujerada do homem, bebeu óleo, sapato, pneu, bosta, tudo e mais um pouco.
Estamos envenenando o nosso próprio copo d´água. E vamos bebê-lo mais cêdo ou mais tarde.
Não é tarde para querer acabar com tudo isso, basta querermos que isso aconteça. Preservar as águas, o meio em que vivemos, isso é uma forma de inteligência, pois nenhum animal faz cocô em sua cama e dorme em cima e depois come aquilo junto à sua bela comida, só se o coitado do animal estiver preso em um local pequeno, e mesmo assim ele passa mais tempo para ver se pode agüentar sem sujar sua "casa".
Hoje, espero que todos vocês que leram esse post se consientizem do que têm, e do não iremos ter.

3 comentários:

mesclado disse...

eh meu velho. o homem caga na água que bebe.

Anônimo disse...

Daqui a algum tempo vamos comentar porque que a água doce acabou. E melhor pensar antes de fazer qualquer besteira.

Pedro Dantas disse...

é isso ai meu vei!
ninguém tá nem ai!
quem tem dinheiro compra aguá potável e mija na água que o pobre toma.
Infelizmente vivemos num mundo fdp!
=P

Beleza EXTERIOR